Na semana passada iniciamos a “Ciranda dos Livros”, um importante projeto da Bendita Escola que tem como objetivo proporcionar boas conversas e momentos de muito afeto, entre bebês, crianças e famílias. Compreendemos que a formação das e dos pequenos leitores é construída a partir de memórias afetivas e experiências literárias ricas e diversas, que prezam pela qualidade estética e da narrativa.
Há três semanas, a equipe pedagógica da escola tem se debruçado a estudar e refletir sobre a Literatura para a Infância. Para cada grupamento, selecionamos obras do nosso acervo literário que possibilitam que bebês, crianças e famílias vivenciem experiências diversas quanto às ilustrações, projeto gráfico, narrativa, entre outros, ampliando suas visões de mundo.
A literatura está presente no cotidiano da nossa escola e observamos que as crianças adoram contar e recontar histórias. Em muitos casos, de tanto pedir a leitura do mesmo livro - por inúmeras e inúmeras vezes - , elas são capazes de recontar literalmente, decorando cada palavra da obra. A possibilidade de (re) criar também se faz presente. Sem muitas regras e aproveitando a possibilidade do “era uma vez” e fantasiar, as crianças constroem suas próprias histórias utilizando as ilustrações como fio condutor de suas narrativas.
Na curadoria de obras para compor as Cirandas dos Livros, incluímos Livros de Imagens, também conhecidos como Livros Imagéticos. Os livros de imagem são obras que exploram as ilustrações e projetos gráficos, possibilitando inúmeras formas de contar e recontar a mesma história. É a oportunidade que nós, adultos, temos para fantasiar e brincar. Acreditamos que para algumas famílias será desafiador: Como ler uma história sem palavras? A dica que deixamos para vocês é se permitir brincar! Faça a leitura das imagens, olhe atentamente cada detalhe e invente a sua própria narrativa. Você pode solicitar que a criança construa a história junto com você. É possível também inserir canções e poesias nesse caminho. Aqui, tudo é possível! É só você se permitir brincar e deixar ser afetado/afetada pelo universo do faz de conta.
Para enriquecer o seu imaginário com possibilidades, compartilhamos a contação de história que a professora Fernanda Carvalho, educadora do Grupo Laranja da Bendita Escola, realizou no nosso último encontro do Ciclo de Estudos, acesse aqui. O livro contado pela Fê é o "Telefone sem Fio", de autoria de Ilan Brenman e Renato Moriconi, publicado pela Companhia das Letras.
Kommentare